Sobre a Oficina


BREVE HISTÓRICO:

A Oficina de Violão começou no CPCA em 2004, por iniciativa do professor Vilmar Gusberti, que na época era educador do módulo específico de informática do Trabalho Educativo. No começo havia apenas um pequeno grupo de adolescentes, que frequentava a oficina uma vez por semana. Conforme a oficina foi ficando mais conhecida na comunidade, começaram a aparecer muitas pessoas interessadas em participar, fazendo com que a instituição ampliasse a carga horária e assim o número de vagas, porém mantendo a oficina com recursos próprios. Em 2008 a oficina foi incorporada ao projeto da Orquestra Villa-Lobos, que na mesma época passou a ser mantido com recursos da SMED (Secretaria Municipal de Educação) de Porto Alegre.
Atualmente são atendidos prioritariamente crianças e adolescentes da comunidade e que já participam de outros programas na instituição, como o SASE (Serviço de Apoio Socio-Educativo), Trabalho Educativo e Jovem Aprendiz. Os atendimentos são feitos em quatro grupos de seis participantes cada, totalizando 24 educandos. Cada grupo participa de dois encontros semanais com duração 1h30min.
A oficina funciona na sede do CPCA, localizada na Estrada João de Oliveira Remião, nº 4444, Parada 10, bairro Lomba do Pinheiro, Porto Alegre - RS.

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar o desenvolvimento pessoal, social e musical dos educandos por meio do aperfeiçoamento técnico no violão respeitando gostos, escolhas e necessidades musicais individuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Estabelecer um vínculo de respeito e confiança entre educador e educandos;
  • Promover a integração e união nos grupos;
  • Auxiliar os educandos na escolha e estudo de repertório;
  • Desenvolver a percepção auditiva;
  • Desenvolver a capacidade de concentração e as memórias, visual, auditiva e sinestésica;
  • Desenvolver o senso crítico com relação à música;
  • Introduzir e desenvolver técnicas básicas como dedilhado e palhetada, observando as necessidades dos educandos e do repertório escolhido;
  • Desenvolver a força na mão esquerda (direita para os canhotos) necessária para se obter as notas com clareza ao pressionar as cordas do violão;
  • Desenvolver a coordenação motora e independência do dedos de ambas as mãos;
  • Conscientizar os educandos sobre a importância de estudar com uma postura saudável e evitando tensões musculares;
  • Introduzir e desenvolver a leitura musical por meio de cifras, tablaturas e partituras;
  • Ampliar os conhecimentos sobre teoria musical;
  • Conscientizar os educandos sobre a importância do estudo com atenção e disciplina;
  • Orientar os educandos na organização de uma rotina pessoal para estudo do instrumento;
  • Proporcionar experiências com apresentações dentro e fora da instituição;
  • Proporcionar a descoberta de potencialidades e aumento da auto-estima;
  • Despertar em cada educando o desejo de desenvolver-se como ser humano, de continuar estudando e aprofundando os conhecimentos e de perseguir seus sonhos.

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